Conteúdos 1º ano
2013
1º Trimestre
Português
* Placas e símbolos.
* Alfabeto.
* Nome próprio .
* Listas temáticas (nomes dos alunos, telefones, materiais e outras).
* Textos rimados.
* Parlendas e trava-línguas.
* Canções.
* Leitura de histórias, priorizando as imagéticas.
* Modos de interação verbal: a fala e escuta de textos em sala de
aula.
* O verso na tradição oral: parlendas, cantigas, música popular –
exploração estética (ritmo, rima,
estrofação e silhueta do texto).
* Livros infantis: escuta e manuseio.
Matemática
* Localização espacial: posição, direção e sentido.
* Atributos
de objetos.
* Formas
geométricas tridimensionais.
* Números naturais: funções e usos no cotidiano, símbolos que os
representam, sequência, regularidades na escrita.
* Situações-problema
do cotidiano envolvendo ideias das operações matemáticas.
* Medidas:
noções de tamanho, comprimento e tempo.
* Tratamento
da informação: exploração de dados apresentados em tabelas
(incluindo calendário) e gráficos pictóricos.
|
Ciências
* Corpo humano e suas
partes externas: cabeça(olho, boca, orelha, nariz etc), tronco(pescoço, peito
barriga, etc), membros(braço, mão, perna, pé, dedos, etc).
*
Sentidos: exploração.
*
Fases da vida humana: características principais distintivas.
Geografia
* Relações Espaciais Topológicas (entre, ao lado, dentro, fora, em
cima, embaixo).
* Ordem crescente.
* Maior e menor.
* Relação entre antigo e atual.
* Medidas de tempo (dias, semanas, meses, ano e calendário).
* Noção de lugar (a escola onde eu estudo, o lugar onde eu prefiro
estar na escola).
* Trajetos escola-casa, casa-escola.
História
* Noção de identidade(certidão de nascimento).
* Relações espaciais topológicas(entre, ao
lado, longe, perto, etc).
* Maior e menor.
* Ordem crescente.
Ensino Religioso
* Minha história de vida: sou diferente dos
outros.
* Meus sentimentos.
* Minhas qualidades e limitações.
|
Conteúdos 1º ano
2013
2º Trimestre
Português
* Vogais e consoantes.
* Representação gráfica da sílaba simples (c/v).
* Textos rimados.
* Parlendas e trava-línguas.
* Canções.
* Convites.
* Reprodução (via memória) e produção oral de textos.
* Reconhecimento, via memória, de palavras nos textos: o próprio nome,
nome dos pais, nome da escola etc.
* Contos de fada, mitos e fábulas – exploração da narrativa (personagens,
mudança de tempo) e reconto.
* Padrões da escrita: direção da escrita, segmentação de palavras.
* Livros infantis: escuta e manuseio.
Matemática
* Localização espacial: posição, direção e sentido.
* Atributos
de objetos.
* Formas
geométricas tridimensionais.
* Números
naturais: funções e usos no cotidiano, símbolos que os representam,
sequência, regularidades na escrita.
* Situações-problema
do cotidiano envolvendo ideias das operações matemáticas.
* Medidas:
noções de altura, de largura, de espessura, de massa e de tempo.
* Tratamento
da informação: exploração de dados apresentados em tabelas
(incluindo calendário) e gráficos pictóricos.
|
Ciências
* Animais: características gerais distintivas, hábitat, cuidados.
* Seres vivos e não vivos.
Geografia
* Relações Espaciais Topológicas (entre, ao lado, dentro, fora, em
cima, embaixo).
* Ordem crescente.
* Maior e menor.
* Relação entre antigo e atual.
* Medidas de tempo (dias, semanas, meses, ano e calendário).
* Noção de lugar (a casa onde moro, o lugar onde eu prefiro estar na
minha casa, a rua onde moro).
* Trajetos casa-escola, escola-casa.
História
* Árvore
genealógica.
* Diferentes
organizações familiares: numerosas ou não etc.
* A
família nas diferentes Culturas.
* Relações
espaciais topológicas (entre, ao lado, longe, perto etc.).
* Maior e
menor.
* Ordem
crescente.
Ensino Religioso
* Organização da natureza, como por exemplo: abelhas, formigas, na
qual todos buscam um bem comum.
* Nossas responsabilidades com a natureza.
|
Conteúdos 1º ano
2013
3º Trimestre
Português
* Função das letras maiúsculas e minúsculas.
* Função social do texto instrucional (receitas e regras de jogo).
* Bilhete.
* Reconto e comentário oral de histórias lidas ou ouvidas.
* Listas temáticas.
* Textos rimados.
* Parlendas e trava-línguas.
* Canções.
* Convites.
* Pontuação (ponto final).
* Livros infantis: escuta e manuseio.
Matemática
* Localização espacial: posição, direção e sentido.
* Atributos de objetos.
* Formas geométricas tridimensionais e planas.
* Números naturais: funções e usos no cotidiano, símbolos que os
representam, sequência, regularidade na escrita.
* Situações-problema do cotidiano envolvendo ideias das operações
matemáticas.
* Unidades de medida de tempo convencionais e de comprimento
não convencionais.
* Tratamento da informação: exploração de dados apresentados em
tabelas
(incluindo calendário) e gráficos de barras.
|
Ciências
*
Vegetais: características gerais, distintivas, partes principais.
*
Seres vivos e não vivos.
Geografia
* Relações Espaciais Topológicas (entre, ao lado, dentro, fora, em
cima, embaixo).
* Relação entre antigo e atual.
* Medidas de tempo (dias, semanas, meses, ano e calendário).
* Noção de lugar (o grupo de amigos que eu frequento, o lugar onde
eu prefiro estar com meus amigos).
História
* Localização espacial (a minha sala, o pátio, o refeitório, a biblioteca,
o banheiro, a direção etc.).
* Relações
espaciais topológicas (entre, ao lado, longe, perto etc.).
* Relações
projetivas (direita, esquerda, em cima, embaixo).
* Habilidades
perceptivas por meio dos sentidos.
* Atributos:
curto, comprido, liso, áspero, fino, grosso.
* Sinais
de trânsito.
Ensino Religioso
* Lendas.
* Histórias familiares.
* Tradição oral.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário